ANIVERSÁRIO

Os 40 anos da Turma de 73 do CFPM são celebrados na BANT

Publicada em: 01/10/2013 14:00
Imprimir
Fonte: BANT

Descerramento de placa da turma de 1973  S2 CANÁRIO Cerca de 165 ex-alunos do antigo Centro de Formação de Pilotos Militares (CFPM) voltaram ao local no último fim de semana para comemorar os 40 anos de formados. Eles fazem parte da turma “setenta a pua”, que ingressou em 1970 na EPCAR e em 1973 no CFPM.

 
Durante a cerimônia, estiveram presentes o Comandante do COMGEP, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Carlos Terciotti; o Secretário da Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Franciscangelis Neto; ambos componentes da turma de 73 e o comandante da Base Aérea de Natal Coronel-Aviador João Campos Ferreira Filho, entre outros.
 
Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros, atual Ministro do Supremo Tribunal Militar, destacou a satisfação em ter sido instrutor do CFPM e fez a leitura das anotações em cadernetas de voo, que ainda guarda. O ex-Comandante da Força Aérea Equatoriana, General del Aire Cordova, um dos integrantes estrangeiros da turma, falou sobre o período em que passou por lá. A reunião foi encerrada com o discurso do Brigadeiro do Ar Clóvis de Athayde Böhrer, sub-Comandante do CFPM.Turma

Um dos pontos altos do encontro foi a inauguração da Praça CFPM com descerramento de placas das aeronaves que operaram no Centro – T-23 “Zarapa”, T-25 Universal, e o T-37 C.
 
Entre os anos de 1970 e 1973, os cadetes que chegavam ao CFPM eram oriundos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, e para simbolizar o envio dos alunos à Natal, a EPCAR cedeu diversas mudas de roseiras, que foram plantadas no entorno da Praça CFPM pelos Oficiais presentes e por componentes das turmas do Centro de Formação.
 
Para encerrar o evento, ocorreu o desfile do CFPM em frente ao prédio do Comando da BANT. O grupamento foi comandado pelo Brigadeiro do Ar Böhrer, e contou com ex-alunos das turmas de 70, 71, 72 e 73.